Projeto apoiado pelo Proverde do JB-UFRRJ foi realizada por discente do curso de Geografia da Rural
O Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do Jardim Botânico da UFRRJ (Proverde) busca incentivar pesquisas acadêmicas através de bolsas concedidas aos alunos da graduação. A estudante Jennifer Christiny dos Santos, aluna do curso de Geografia, foi uma das contempladas pelo Proverde em 2022.
Denominada de “Círculo de Sucessão Ecológica: das pioneiras às espécies botânicas ameaçadas de extinção”, a pesquisa de Jennifer, orientada pela professora Karine Bueno Vargas (PPGGEO/UFRRJ), retirou toda a vegetação de uma área demarcada em formato de círculo, como 4 metros de raio. O objetivo é analisar as espécies que surgiram dentro dessa área através da dispersão natural.
O projeto de iniciação científica começa com uma proposta definida previamente pelo professor orientador de acordo com suas linhas de estudo. “A Karine me apresentou o projeto e conversamos sobre como iríamos trabalhar nessa pesquisa. Durante esse período algumas coisas tiveram de ser modificadas e adaptadas, mas o objetivo principal se manteve”, explica Jennifer Christiny.
Os resultados da pesquisa foram publicados em uma cartilha digital. Ao todo, foram identificadas 21 espécies ao longo de quase um ano de acompanhamento. A evolução do projeto foi registrada com fotos e as plantas identificadas com o auxílio do aplicativo PlantNet, em seguida organizadas em tabelas florísticas. Também foram utilizados drones para obter uma visão aérea do local demarcado.
O processo sucessional é a substituição de um tipo de vegetação por outro. Esse processo é influenciado por uma série de fatores, como água, solo, vento, temperatura, luz, umidade, entre outros. Esses agentes de mudanças são chamados de abióticos, há ainda os fatores bióticos, que incluem plantas, animais, fungos e bactérias. As primeiras plantas que brotam são conhecidas como “pioneiras”.
Na última etapa da pesquisa, foram inseridas espécies ameaçadas de extinção dentro do círculo e no seu entorno, com o objetivo de estimular a restauração florestal. Esse procedimento permite recuperar parte da floresta originalmente presente na região. Em áreas de nascente, mananciais e margens do rio esse processo é especialmente importante, pois influencia no abastecimento de água das cidades.
A participação em uma pesquisa acadêmica é bastante enriquecedor para a trajetória dos alunos. “Com o projeto eu adquiri novos conhecimentos, pude entender e apreender como funciona a identificação de espécies, o manejo de um experimento, o uso de químicos como forma de controle, a evolução da vegetação, o problema causado pelas espécies invasoras e a importância da biogeografia”, comenta Jennifer.
O plantio de espécies ameaçadas de extinção também colabora com as iniciativas de conservação ambiental do Jardim Botânico da UFRRJ. Para conhecer outros projetos apoiados pelo Proverde acesse o site do JB-UFRRJ. Acesse a cartilha digital com os resultados da pesquisa sobre sucessão ecológica clicando neste link.
Por Leandro Costa, estagiário de jornalismo, sob a supervisão da professora Alessandra de Carvalho.
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